Notícias » Geral

18 de Novembro de 2017
Como são escolhidos os nomes dos furacões?
Clique para ampliar

Fonte: BBC

O furacão Irma vem causando destruição nas ilhas de Anguilla, República Dominicana, St. Martin e de Antígua e Barbuda, que foi descrita como "quase inabitável" após a partida da tempestade.

Até agora, o Irma é considerado pelos meteorologistas o segundo furacão mais poderoso registrado na história do Atlântico, mas já se tornou o primeiro a manter por mais de 24 horas ventos de cerca de 297 km/h.

Em seu caminho, na direção atual, estão Turks e Caicos, Cuba, Porto Rico e o sul do Estado americano da Flórida. É possível que o furacão perca força até lá, mas já está na companhia de outros fenômenos famosos pelos efeitos desastrosos como Andrew, de 1992 e Katrina, de 2005.

Mas como os furacões e outros ciclones tropicais recebem seus nomes?

Usar nomes humanos - em vez de números ou termos técnicos - nas tempestades tem o objetivo de evitar confusão e fazer com que seja mais fácil lembrar delas ao divulgar alertas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a lista atual dos nomes não tem nada a ver com políticos, não se trata de homenagens a pessoas que morreram no desastre do navio Titanic e também não é composta somente de nomes femininos.

A lista de nomes para os ciclones tropicais do Atlântico foi criada em 1953 pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) e seu padrão foi usado para as listas de outras regiões do mundo.

Atualmente, estas listas são mantidas e atualizadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU baseada em Genebra, na Suíça.


+ NOTÍCIAS


 
No ar

Os bons tempos estão de volta

Com: DipnLik
Horário: 24 horas
Mais tocadas
  • 1
    It´s now or never

    It´s now or never

    Elvis Presley
  • 2
    The Beatles

    The Beatles

    Hey Jude
  • 3
    Michael Jackson

    Michael Jackson

    Human Nature
  • 4
    Credence

    Credence

    Who ll Stop The Rain
  • 5
    Raul Seixas

    Raul Seixas

    Gita
Redes Sociais
                
Parceria
Estatísticas
   Visitantes:  1669
Copyright © 2017 - Rádio DipnLik - Os Bons tempos estão de volta!