Notícias » Tecnologia

07 de Julho de 2017
Inventaram um celular que funciona sem bateria
Criado na Universidade de Washington, o modelo capta energia de ondas de rádio ou da luz ambiente
Clique para ampliar

Fonte: Super Interessante

Cientistas norte-americanos criaram um celular que promete eliminar a necessidade de sempre ter uma tomada e um carregador por perto. O modelo, que não precisa de bateria, capta a energia necessária para seu funcionamento dos arredores – a partir de fontes como ondas de rádio ou a luz do ambiente. Essa quantidade de energia, se comparada aos modelos atuais, é muito pequena, mas suficiente para alimentar o aparelho. Para realizar chamadas de voz à distância com consumo mínimo, o segredo está na forma como o dispositivo trata o sinal.

Quando fazemos uma ligação por telefone, nossa voz é captada em um formato analógico. Para que nosso aparelho entenda a mensagem e ela chegue até quem estamos conversando, essa linguagem tem de se transformar em digital. A mudança de formato é que permite às torres de telefonia captarem o sinal que você está enviando e repassá-lo a quem está do outro lado da linha.

Ao invés de realizar esse trabalho de conversão, o novo celular mantém o sinal analógico durante todo o processo. Registrando as vibrações captadas pelo microfone durante a ligação, o aparelho encaminha o sinal para uma central de transmissão criada pelos cientistas. Isso é possível por conta de uma técnica chamada backscatter, que reflete as ondas de rádio emitidas pela central. Funcionando via Skype, a novidade permite que você se comunique com dispositivos comuns, além de ligar para qualquer número com um teclado touch screen.


+ NOTÍCIAS


 
No ar

Os bons tempos estão de volta

Com: DipnLik
Horário: 24 horas
Mais tocadas
  • 1
    It´s now or never

    It´s now or never

    Elvis Presley
  • 2
    The Beatles

    The Beatles

    Hey Jude
  • 3
    Michael Jackson

    Michael Jackson

    Human Nature
  • 4
    Credence

    Credence

    Who ll Stop The Rain
  • 5
    Raul Seixas

    Raul Seixas

    Gita
Redes Sociais
                
Parceria
Estatísticas
   Visitantes:  1628
Copyright © 2017 - Rádio DipnLik - Os Bons tempos estão de volta!